quarta-feira, 23 de maio de 2012

Cine MSMJ - Elizabethtown


"Eu sou difícil de ser lembrada mas impossível de se esquecer"

"Todos são menos misteriosos do que pensam que são"
"Você tem 5 minutos para mergulhar na tristeza profunda. Aproveite-a, desfrute-a, descarte-a... e prossiga"
"Algumas músicas precisam de ar. Abra sua janela"

"Tristeza é mais fácil, porque é desistência"

"Descobri que leva tempo para se tornar engraçada... e leva tempo para extrair alegria da vida"





Filme 'Elizabethtown' [Tudo Acontece em Elizabethtown], 2005. Do diretor e roteirista Cameron Crowe [mesmo diretor de Quase Famosos e Vanilla Sky]. Começa com a história de Drew Baylor, que passa anos da sua vida dedicando-se a um projeto e que no final fracassa consideravelmente. Diante de tal situação, Drew desiste da vida e planeja suicidar-se. Porém, algo inesperado acontece e que faz com que ele tenha que adiar seus planos de suicídio por uns dias. E é nesse 'meio tempo' que ele conhece Claire Colburn. Claire, uma comissária de bordo de bem com a vida e que mostra à Drew a descoberta da beleza que é viver cada dia como se fosse o último.


Minha opinião: Elizabethtown é um filme que costuma passar despercebido por parte da maioria das pessoas. De fato, não é um filme pretencioso. A história também não se concentra em um romance bonitinho. É muito mais do que isso. Trata das fraquezas do ser humano com clareza, trazendo uma mensagem positiva e melhor: sem cair no clichê. O diálogo entre as duas personagens principais é tão rico, que é impossível acompanhar e não se deixar cair em momentos de reflexão sobre sua própria vida. Afinal, quem nunca fracassou? Quem nunca passou por momentos como o Drew [interpretado por Orlando Bloom]? Ou quem nunca em sua vida foi um pouco da Claire [interpretado por Kirsten Dunst] consigo mesmo ou uma 'Claire' na vida de outras pessoas?
A trilha sonora é também de extremo bom gosto [mistura pop, instrumental, rock e folk]. Tão bem escolhida que quando as palavras somem, a música fala pelas personagens... 
Tudo isto faz com que Elizabethtown seja um dos meus filmes preferidos. Sempre que a vida toma um rumo estranho, eu o assisto. E nunca me arrependo do tempo dedicado. ;)


"Quer ser uma pessoa grande? Então tenha a coragem de fracassar espetacularmente e dar a volta por cima! Faça as pessoas se perguntarem porquê você ainda está sorrindo."