domingo, 25 de março de 2012

'I see green people'


Dias atrás, mais especificamente 17 de março, foi comemorado o St. Patrick's Day - tradicional festa irlandesa, em que as pessoas saem nas ruas trajando roupas verdes, fazem uma caminhada regada a muita cerveja, música, enfim... Você já deve ter ouvido falar dela, pois tem sido comemorada no Brasil nos últimos anos. 


Me convidaram para comemorar e eu topei, claro! Eu adoro festas onde rola se fantasiar. Acho divertido, alto-astral, tudo de legal. Publiquei no meu twitter a respeito e recebi uns comentários não muito agradáveis, questionando a "mania que brasileiro tem de comemorar data gringa". Rendeu tanto, que este é o tema de hoje: Festas não tipicamente brasileiras: comemorá-las SIM, e por que não?

Mica: Nossa tenho tanto a gritar na orelha de quem critica as coisas desta forma... Primeiro, pegar um fato isolado como esse e usar de motivo para sentenciar que "brasileiro tem mania de comemorar data gringa" é, no mínimo, inconsistente. Não há como pegar um comentário simples e transformar numa tese confiável. Imagina se a moda pega? Gente vou hoje na Starbucks - "brasileiro tem mania de comprar marca gringa". Tipo, oi? Logo não se pode dizer nada que automaticamente vira verdade na boca dos politicamente corretos de plantão, formados na faculdade de fofoca da esquina.

Kelly: Surgiram comentários como "Importar uma data que não é nossa para fazermos parte de algo mundial é patético", "Mais uma babaquice típica do nosso país", etc e etc. Primeiro: Até quando ouviremos coisas desse tipo? Será que não é hora de amadurecermos os nossos conceitos? Temos as nossas datas daqui, mas não gosto de todas e nem sou obrigada. Se em outro país, alguém teve uma ideia bacana de comemoração, eu não posso participar porque não é 'from Brasil'? Ah gente, que isso! E estas críticas são para tudo né, a começar pelo Halloween... Quando eu era adolescente, eu confesso que fiquei indignada quando percebi como essa festa estava se popularizando por aqui. Mas daí, você cresce, para pra pensar e conclui 'Por que se incomodar tanto?'. Se é mais legal se fantasiar de bruxa do que de saci, vamos aproveitar, ué.

Mica: Isso que você disse me faz pensar no meu segundo ponto: datas nacionais. Quais? A Páscoa que está chegando, por exemplo, é uma data cristã. Por ser cristã ela não é nacional, na verdade ela vem dos primórdios do cristianismo que não começou no Brasil. Vão citar qual? Quando professora estudei a história de todas e sinto decepcioná-los, não há nenhuma data que comemoramos que seja nacional. Abrasileiradas pelos anos sim, mas todas têm suas raízes em outros países e outras culturas. Carnaval começou na Grécia. Festa junina começou na Europa, era uma comemoração a terra e a colheita nos soltícios de verão. O folclore é nacional, mas nunca foi comemorado além de um desenho na escola... Hipocrisia total criticar uma balada pelo St. Patrick's Day.

Kelly: Mica é cultura! Olha só, eu adoro a Festa Junina, mas nunca tinha me dado ao trabalho de pesquisar como ela havia surgido. Enfim, só o seu comentário já responde qualquer pessoa que use as tais críticas anteriormente citadas! E falando sobre as "nossas datas", nem temos tantas assim que nos proporcionem uma festa legal e divertida. Se Halloween, St. Patrick's Day, entre outras, têm feito sucesso por aqui, é hora de questionarmos o porquê e não a possível "falta de bom senso" do brasileiro.

Mica: Claro! Concordo totalmente! As tradições são inventadas. Porque o Brasil não inventa tradições que nos conquistem? O Carnaval e a Festa Junina como conhecemos foi super abrasileirado e muito brasileiro gosta. Eu confesso que só gosto de Festa Junina. Entre um Carnaval e um St. Patrick Day, fico com o segundo. E aí!? Vai me chamar de traidora? Fala com a minha mão...

Kelly: Hahah, concordo com tudo! Se daqui uns anos, outras festas começarem a fazer parte da nossa cultura, provavelmente elas terão uma 'cara brasileira' com o decorrer dos tempos [conforme então o nosso histórico de datas comemorativas]. E penso que, ao invés de afirmarem que estamos 'perdendo a nossa identidade', deveriam relembrar que somos um país de misturas étnicas, de imigrantes, e que talvez, isso não seja nada mais que um resultado da miscigenação.

Mica: É engraçado isso, porque a gente cresce ouvindo histórias de bruxas, mas na hora de comemorar tem que ser Saci... E já repararam como as histórias do nosso folclore estão ligadas a coisas ruins? Saci, Mani, Negrinho do Pastoreio, Cuca, Curupira, Caipora... Nunca gostei de nenhuma, todas me causavam medo. Mas não aquele medo misturado com desejo na linha “queria que existissem bruxas, queria ser uma”, aquele medo só medo. Nunca sonhei em ser Cuca ou Caipora... Eu apenas penso que diversão é algo simples que tem a ver com afinidade e não com local de nascimento. Se fosse assim, paulista gostar de axé seria absurdo e a Pitty seria Ivete.

E você achando que o pote de ouro no fim do arco íris era coisa brasileira... quem colocou? O saci?

12 comentários :

  1. Apoiado level 1000!!!

    Quem critica tais festas deveria levar tiro na testa de aulinha de história, porque não existe absolutamente nada "típico brasileiro" se for analisar bem...

    Qual é a única comida que quando gringo vem aqui fica doido pra comer ou todos querem apresentá-lo? A feijoada, que era comida de escravo feito com sobras, vindos da África... Brasileiro? Então tá! E o Natal? É uma data mundial, ok, mas papai noel de agasalho e gorro em pleno verão dos infernos? Isso é cultura inglesa onde é inverno em dezembro, halloween, é americano, mas tudo bem, o que que nós temos aqui parecido? O dia de finados (até porque o halloween é nada mais que dia de finados - 'dia dos mortos') que é comemorado no México com muita festa (que na verdade tem duas datas, não me lembro bem a história mas não vem ao caso), eles levaram para os estados unidos e nós "copiamos"... Mas vai comemorar o finados aqui no Brasil, é todo mundo com cara de cu indo pro cemitério trocar a rosa murcha e seca que colocou no túmulo ano passado como que uma obrigação, porque quem realmente faz isso por amor vai várias vezes por ano...

    Enfim, são várias referências...

    Querem saber o que que é realmente "típico brasileiro"?

    Alegria, descontração, bom humor e muita criatividade adaptando costumes dos povos que nos colonizaram ou que migraram pra cá e que tornaram este país essa mistura gostosa que é hoje. Temos festas de todos os lugares porque nós temos GENTE de todos os lugares... comemos feijoada, sushi, pizza, macarronada e sambamos, remexemos e curtimos de tudo, porque nós PODEMOS!!!

    E fim de papo! ;)

    Ótimo meninas, um grande beijo...

    ResponderExcluir
  2. hahaha adorei o texto meninas!
    sou mega fã do Halloween, e vira e mexe "brincam" comigo, dizendo que sou mais americana do que brasileira.. vê se pode!
    sempre vi o fato de adotar outras culturas como algo bom, saudável e até incentiva o não preconceito..
    essa mistura é essencial, e hoje dia, meio impossível de se impedir!
    e arrg, tem tanta coisa errada em se colocar contra isso, que nem sei por onde começar!
    é ter falta de respeito pela opinião do próximo, falso patriotismo, ser cabeça dura e inconsequente mesmo!

    antigamente era pior, mas espero que essa mentalidade continue mudando e que as pessoas saibam identificar uma identidade nacional sem criticar o que vem de fora!

    ResponderExcluir
  3. Em todo lugar e época vai ter nacionalista idiota. Para estes, nada mais justo do que comemorarem o Bumba-meu-Boi (que nem sei se é 100% brasileira) e comer mandioca (essa sim!).

    Para mim, uma pessoa flexível, global, inteligente e SOLTEIRA cabe mais conhecer mais e mais fetas americanas, chilenas, mexicanas, européias, japonesas, tailandesas...

    ResponderExcluir
  4. Esse tipo de pensamento anti-imperialista tem raízes mais profundas do que podemos imaginar. Alguns fatos históricos até tem uma base concreta: a Semana de Arte Moderna de 1922 (que mesmo com o lema antropofágico, era carregado de pensamentos estrangeiros) e a Contra Cultura na época da ditadura militar.
    Pessoas que fazem esse tipo de crítica, nos dias de hoje, é por que foram condicionadas a pensar dessa maneira. A idéia é passada de geração à geração, sem nenhum aprofundamento. As pessoas se fecham pro novo. É o tal do "politicamente correto", que bloqueia as pessoas pra experiências bacanas.
    No fundo, todo mundo gosta de uma boa festa!

    Pra fechar esse meu comentário, existe uma frase ótima da Virginia Woolf (minha escritora favorita), que diz o seguinte:
    "Como mulher eu não possuo país. Como mulher, meu país é o mundo todo."

    ResponderExcluir
  5. Gente... odeio quem tenta me doutrinar....
    seja pro que for...
    independente da festa ser gringa ou não, o lance é ser feliz, brincar, se divertir! e pq não fazer isso conhecendo outra cultura (mesmo com a cabeça cheia de cerveja)??
    e, em primeiro lugar, eu faço o que EU quero e ninguém tem o direito de vir me dar bronca
    vão se foderem

    ResponderExcluir
  6. Algumas correções não corrigindo: Independência, Tiradentes e República são feriados brasileiros! kkkk

    Agora sabe, temos agora 2 dias dos namorados (ok gurias, podem cortar os pulsos)... algumas coisas causam confusões, mas eu vou por vcs, o que importa é ter uma boa desculpa para fazer uma festa!
    Eu, ateu, de família de ateus, sempre comemorei Natal e Páscoa! Por que? Pq adoramos presentes e chocolate e, principalmente, uma boa desculpa para juntar a família. O que me importa se o feriado não me diz nada??? Isso mesmo, NADA! kkkk Vamos festejar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Flá nós nos centramos em festas, essas são datas genuínas mesmo, mas não as festejamos... O 7 de setembro ainda rola o lance dos desfiles de forma tão imposta, idêntica e chata ano a ano, que não conheço ninguém que diga que curte a comemoração. Apenas uma amiga que mora em Brasília diz que lá as comemorações são legais.
      Fazendo o post ainda lembrei do Maracatu e do Boi-bumbá, mas como são festas de outras regiões, estas eu não estudei, não sei a origem. Ainda assim, as troco pelo St. Patrick pela afinidade. Imagina Micaela Huertas dançando maracatu? Só se for atômico. E isso é um lance legal, é uma festa do Recife e existem grupos no Brasil todo, a UNICAMP tem um aqui. Só não dá pra impor que se é brasileiro tem que gostar...

      Excluir
  7. Adoro nossos leitores! A gente fala um pouquinho mais sério e eles já sobem em muito o nível dos comentários. E quando a gente só fala besteira, eles entram no esquema. Vocês são muito fofos! :)

    ResponderExcluir
  8. Tudo isso aí!Tem gente que odeia tanto a vida que odeia festejar qualquer coisa!
    Adooro Dia das Bruxas, o ano passado compraram fantasias e as crianças passaram nas casas para pedir doces...kkkkk...eu e o Rô quase matamos todos eles, porque na hora que nós abrimos, estavamos fantasiados de assombração e a BomBom de cachorro fosforecente..kkkkkkkk...foi a maior correria!!!
    Tudo que for festa, tô dentro!!!

    ResponderExcluir

Não somos responsáveis pelas opiniões e informações contidas nos comentários. A responsabilidade é única e exclusivamente dos seus autores. O Minha Saia é Mais Justa preza pela diversão, troca de conhecimento e respeito entre seus leitores e comentaristas.