quarta-feira, 7 de março de 2012

ECAD vem de ECA!


Hoje uma notícia triste e revoltante está agitando twitter e blogueiros desde a manhã: o ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) está cobrando taxas de direitos autorais de blogs e sites que vinculam vídeos do YouTube e do Vimeo. 
Isso mesmo! Até este nosso lugarzinho de diversão está ameaçado. Sem lógica nenhuma, claro.  Nos mobilizamos tanto contra SOPA/PIPA e agora temos uma eca dessa na nossa cola. 
Analisemos o caso do MSMJ: não ganhamos um real sequer com o blog, fazemos isso porque gostamos de falar e temos amigos e leitores que gostam de ler, rir e falar com a gente; estamos muito mais interessadas em dividir o pensamento, os desejos, as alegrias e as tristezas dessa vidinha, do que em enriquecer ilicitamente as custas de qualquer artista; na nossa seção MSMJ FM indicamos bandas e cantores que nós gostamos, é, antes de um uso indevido da obra alheia, uma homenagem, um elogio e, principalmente, uma propaganda - as pessoas lêem e então vão atrás de ouvir mais e até comprar algo do indicado. Assim, rapidamente, já poço concluir: fazemos muito mais pelos artistas do que o próprio ECAD. 
O escritório que se diz em defesa dos direitos autorais dos artistas, tem algumas coisas a explicar. Como por exemplo o fato de que não ouve nenhum comunicado oficial sobre a dita cobrança, simplesmente passaram a enviar e-mails para blogueiros, avisando-os da cobrança. 
Intriga-me mais ainda o fato de que não existe uma tabela ou uma fórmula para determinar a devida cobrança do ECAD, quem determina é o agente. Exemplo disso foi o caso de um evento aqui no vilarejo que infelizmente acompanhei o processo de cobrança. Primeiro o cara do ECAD foi ao lugar e determinou que alí cabiam "N" pessoas. Depois ele definiu o valor a ser pago. Em nenhuma das noites do evento os números chegaram ao tal "N", o evento era gratuito para a população e o valor estabelecido foi maior que o cachê de alguns artistas que se apresentaram... 
Por fim quero compartilhar uma pergunta que sempre me fiz e que hoje o amigo Ticiano Sampaio (@tgsampaio) lançou no meio dessa discussão:  


Sinceramente, eu duvido que a resposta seja sim. Assim como duvido que as pessoas comuns que postaram vídeos vão ganhar algo do que o YouTube já paga. 
No mundo em que Lana Del Rey começou através de um vídeo caseiro que ela mesma produziu, copiando imagens e se tornando em menos de um ano uma das cantoras mais queridas do momento, como é que pode ainda existir algo tão retrogrado e abusivo como o ECAD? 
Fica aqui o nosso repúdio e o nosso pedido: mobilizem-se contra o ECAD e suas atitudes abusivas!