quarta-feira, 7 de março de 2012

ECAD vem de ECA!


Hoje uma notícia triste e revoltante está agitando twitter e blogueiros desde a manhã: o ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) está cobrando taxas de direitos autorais de blogs e sites que vinculam vídeos do YouTube e do Vimeo. 
Isso mesmo! Até este nosso lugarzinho de diversão está ameaçado. Sem lógica nenhuma, claro.  Nos mobilizamos tanto contra SOPA/PIPA e agora temos uma eca dessa na nossa cola. 
Analisemos o caso do MSMJ: não ganhamos um real sequer com o blog, fazemos isso porque gostamos de falar e temos amigos e leitores que gostam de ler, rir e falar com a gente; estamos muito mais interessadas em dividir o pensamento, os desejos, as alegrias e as tristezas dessa vidinha, do que em enriquecer ilicitamente as custas de qualquer artista; na nossa seção MSMJ FM indicamos bandas e cantores que nós gostamos, é, antes de um uso indevido da obra alheia, uma homenagem, um elogio e, principalmente, uma propaganda - as pessoas lêem e então vão atrás de ouvir mais e até comprar algo do indicado. Assim, rapidamente, já poço concluir: fazemos muito mais pelos artistas do que o próprio ECAD. 
O escritório que se diz em defesa dos direitos autorais dos artistas, tem algumas coisas a explicar. Como por exemplo o fato de que não ouve nenhum comunicado oficial sobre a dita cobrança, simplesmente passaram a enviar e-mails para blogueiros, avisando-os da cobrança. 
Intriga-me mais ainda o fato de que não existe uma tabela ou uma fórmula para determinar a devida cobrança do ECAD, quem determina é o agente. Exemplo disso foi o caso de um evento aqui no vilarejo que infelizmente acompanhei o processo de cobrança. Primeiro o cara do ECAD foi ao lugar e determinou que alí cabiam "N" pessoas. Depois ele definiu o valor a ser pago. Em nenhuma das noites do evento os números chegaram ao tal "N", o evento era gratuito para a população e o valor estabelecido foi maior que o cachê de alguns artistas que se apresentaram... 
Por fim quero compartilhar uma pergunta que sempre me fiz e que hoje o amigo Ticiano Sampaio (@tgsampaio) lançou no meio dessa discussão:  


Sinceramente, eu duvido que a resposta seja sim. Assim como duvido que as pessoas comuns que postaram vídeos vão ganhar algo do que o YouTube já paga. 
No mundo em que Lana Del Rey começou através de um vídeo caseiro que ela mesma produziu, copiando imagens e se tornando em menos de um ano uma das cantoras mais queridas do momento, como é que pode ainda existir algo tão retrogrado e abusivo como o ECAD? 
Fica aqui o nosso repúdio e o nosso pedido: mobilizem-se contra o ECAD e suas atitudes abusivas! 

12 comentários :

  1. Uns FDPs, não pago um tostao!
    No SóSun estava com os banners do Google e tentei tirar alguns anunciantes que eu não curto...daí uma confusão, etc...quer saber?Arranquei aquilo!!
    Exatamente o que vc disse, nós fazemos o blog para falar o que quisermos, elogiar e criticar sem pensar em ganhos..
    ECá na cara deles!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa atitude deles é de um oportunismo nojento, ainda mais que já recebem do Youtube e o Vimeo!

      Excluir
  2. ISSAE!!! Meu bloguinho querido está fora do ar porque estamos reinaugurando o portal, mas sempre divulgo vídeos do mundo canibal, os famosos flashmobs, ou vídeos que ilustram algo que eu estou discutindo... São mídias importantes que ajudam na composição de um artigo eletrônico...

    Esses caras querem que a gente faça o que? Volte pro Microsoft Word (pirata) e digite blogs como se fosse trabalho do colegial (que eu control C control V do google)???

    Absurdo!

    ECA D taxas
    ECA D escritórios centrais
    ECA D tudo que esses filhos de mulheres da vida difícil (porque ser puta ão é fácil não...) representam para o futuro da internet!

    E tenho dito! ;P

    ResponderExcluir
  3. Bom, não sou nem de longe especialista em direito mas, como cobrar por um vídeo do youtube, se quando você posta o vídeo concorda que os links podem ser divulgados em qualquer espaço ? E com que base legal eles passam a cobrar sobre "direitos autorais" na internet ? E se você não pagar ? É incrível, parece que teimamos em andar para trás.

    ResponderExcluir
  4. Como eu sou filho de músico e conheço o lado dos artistas que não ganham nada e trabalham, sou a favor do direito autoral.
    Porém acredito que um link do youtube colocado aqui deve ser pago pelo youtube. Todo acesso ao canal é contabilizado lá e usado para gerar o preço das propagandas que o youtube vincula.
    Se o meio gera receita e se utiliza do trabalho de outros, deve SIM remunerar quem fez o trabalho. Não é o caso deste blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flá, o Youtube tem um contrato com o ECAD e já paga, então, o problema é a forma como o escritório administra as coisas. Se o seu pai posta vídeos dele no Youtube, ele devia ganhar por isso. Está ganhando? Chega até ele o que o ECAD cobra do site? Esse é um dos maiores problemas deste órgão que age sem transparência e arbitrariamente.

      Excluir
  5. Contribuição do amigo Guto Hashimoto:

    http://oglobo.globo.com/cultura/ecad-admite-erro-operacional-na-cobranca-de-blogs-4283775

    ResponderExcluir
  6. Então, isso que eu falei. Deve cobrar de quem ganha dinheiro com isso... o resto é Divulgação Gratuíta!

    Se eu faço uma festa, cobro entrada e toco a música de alguém (compositor), cantada por outro alguém (interprete) acompanhada uma banda (músicos) que vivem disso. Eu DEVO pagar algo a eles. E o ECAD faz esse meio.

    Pior que o ECAD são as Editoras. Toda música está em um editora. Se não estiver o ECAD recolhe o dinheiro e não tem para onde enviar, fica depositado a espera. Tenho o caso de um amigo que morreu e a família não fez o inventário, deve ter alguns milhares de reais pois a música dele foi tema de duas novelas! Algumas editoras levam mais de 6 meses para pagar algo vinculado em uma rádio. Até entendo qdo o dinheiro vem do Japão ou qquer outro país. Mas Brasil? Felizmente o pai mudou de editora e está em uma que paga bem e rápido!

    As músicas do Bob Marley, respondendo, estão em uma editora que recebe o valor do ECAD e repassa, após retirar comissão, à família do músico/compositor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então tem muitos "erros operacionais" acontecendo nesse lugar... Antes desta cobrança dos blogs - que já foi suspensa e considerada "erro operacional" - eles cobraram de um festa de casamento. Bandas e DJs de festas deste tipo, já pagam o ECAD. Esta cobrança indevida que falo, foi de uma que eles cobraram dos noivos!!!

      Pela lógica do ECAD, se você ouvir uma música, blz, não paga. Mas se cantar junto, vai receber a fatura.

      Acredito, pelo que você explicou, que se tantos "erros operacionais" são cometidos na cobrança e recolhimento das verbas, muitos também devem ser no repasse... O ECAD cobra, retira comissão, repassa para EDITORAS que retiram comissão e repassam para os autores... Até o dinheiro chegar a quem produziu o conteúdo, certamente ele já se tornou irrisório frente ao valor da obra. Se chega. Você explicou o caminho, eu duvido que chegue realmente a todos. Principalmente porque há anos atrás vi uma reportagem na TV Cultura sobre o assunto e haviam muitos artistas de renome dizendo que eram contra a cobrança porque nunca haviam recebido nada. O Jorge Ben Jor disse que recebeu uma vez R$ 3,40 (não esqueçoooo)... Vocês conseguem conceber uma festa de formatura sem Jorge? (as bandas pagam, como no caso da casamento)

      Se isso acontece nesse nível, imagino com compositores não tão conhecidos ou de outros países...

      Não sou contra os direitos autorais. Acho maravilhoso alguém poder viver do que produz, maravilhoso e justo. Quem dera eu poder viver de escrever... Mas sou contra a máfia que ganha muito mais que os próprios artistas.

      Excluir
  7. kkkk, mas garanto que o Jorge Ben (sim, odeio o Jor aí!) viajou! As vezes os valores vem em faturas separadas e as músicas podem estar vinculadas a editoras diferentes.
    O sonho de todo autor é ser gravado por alguém que "toque" ou por uma novela! Aquela música que toca todo dia na TV chega dar uns belos pilas! O pai tá meio inativo a bastante tempo e mesmo assim ainda recebe bem pois teve música gravada pela Elis Regina e ganhou uns festivais.

    Agora, cá pra nós, flores dá pra colher de graça por aí. Nunca vi um casamento com flores do campo em que as flores eram REALMENTE do campo! Os noivos gastam sempre muita grana nas festas, clube, comida, etc. Por que não pagar os direitos autorais de quem gastou dinheiro pra gravar uma música?

    ResponderExcluir
  8. Porque os músicos já pagam Flá! Pagar taxa duas vezes é absurdo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E de onde os noivos estão lucrando com a obra alheia? Porque ser for assim, a emissora de rádio paga a taxa, mas você ouve, então você também tem que pagar a taxa. Não é porque você defende uma coisa, que precisa ignorar todos os erros do escritório. Mais ainda, ignorar a visibilidade que a internet traz aos artistas justamente pela liberdade de informação, ignorar que todos os artistas que se valeram a distribuição gratuita na rede, tiveram como retorno números maiores do que os que as gravadoras tradicionais conseguiam e ignorar que as regulamentações sobre conteúdos divulgados na internet são frutos de estudos e discussões que ainda engatinham, não há grandes conclusões nem certezas.

      Excluir

Não somos responsáveis pelas opiniões e informações contidas nos comentários. A responsabilidade é única e exclusivamente dos seus autores. O Minha Saia é Mais Justa preza pela diversão, troca de conhecimento e respeito entre seus leitores e comentaristas.