segunda-feira, 12 de março de 2012

Entrevista do mês: Emerson Damasceno


Este cara entrou na nossa vida pelo Mafia Wars, ele foi Goodfather do MBR - Mafia Wars Brasil, um dos primeiros clãs de brasileiros e que se tornou um dos mais importantes. Advogado, blogueiro, tuiteiro, empresário e cearense apaixonado, ele vem aqui nos mostrar um pouquinho mais do seu trabalho e de suas paixães. 

Mica: Emerson, queremos mostrar no blog um pouco do seu trabalho. Conta pra gente um histórico de como começou a trabalhar com mídias sociais.



Emerson: Eu blogo, sou blogueiro, há mais de 10 anos. Comecei com o Anomia, meu primeiro Blog, em 2002. Depois disso, vieram as redes sociais, Orkut, Facebook, Twitter, etc e foi uma crescente. Mas mesmo antes da Internet eu já tinha uma ligação estreita com a informação. Seja pela própria comunicação social, onde comecei no Jornalismo em 1990 na Universidade Federal, seja com meu primeiro computador, no início dos anos 80. Era um tk-200 da prológica rsrsrs 

Mica: Como surgiu a ideia do Anomia? O blog continua o mesmo desde 2002?

Emerson: Não continua. Está parado. O que resta da idéia inicial do Anomia é mais o meu Twitter, que deu nome à minha conta que me fez mais "conhecido". Por isso me chamo EmersonAnomia no Twitter :) A ideia dele foi essencialmente sociológica. Anomia descreve um estado sociológico de um País sem regras, e na época em que criei o blog, o Brasil passava por isso. É um conceito de Émile Durkheim e coube como uma luva.

Cláudia: Desculpe a pergunta, mas é uma coisa que eu tenho muita curiosidade em saber. Acompanho vários blogs e twitters famosos. Como funciona essa vida de blogueiro, dá para viver disso, financeiramente?? Como é?

Emerson: Claudia, hoje eu sou menos blogueiro do que um empresário que atua em mídias sociais. Mas há diversos que conseguem sim, conheço vários inclusive. É um mercado crescente e altamente profissional. A explicação disso é até estatística: cada vez mais as pessoas vivem em ambientes online. Mais do que nas mídias tradicionais se observarmos os últimos meses, no que tange a crescimento. É desleal até. Por isso, na hora de formar opinião para comprar produtos ou serviços, elas recorrem cada vez mais à internet. Dessa forma, não apenas blogueiros, mas até mesmo usuários de redes sociais como o Twitter ou Facebook, fazem e ganham por publicidade. É importante destacar também que isso quer dizer que hoje é difícil demais falar-se apenas em pessoas que tem só blogs ou só Twitter. Todos convergem para os ambientes online e possuem diversos canais de relacionamento. O que difere os que têm mais sucesso são aqueles que têm conteúdo, são autorais. 

Mica: Acho impressionante acompanhar essa mudança. Como é para você, que atuou com produção de conteúdo e agora como empresário?

Emerson: Foi completamente acidental. Eu resolvi criar uma agência de marketing, meio apostando que o tempo "viraria" logo e poder-se-ía apostar nisso aqui no nordeste, ainda em 2010 quando não havia ainda por aqui. Acabei que dei sorte. E no ano seguinte criei o Desencontro, que acabou se tornando um grande sucesso, ao ser o primeiro grande evento do Nordeste a reunir os melhores nomes do Brasil numa Capital, falando e discutindo, essencialmente,a Internet e mídias sociais.

Cláudia: É tipo a Campus Party, só que em dimensão menor?

Emerson: Isso, seria, melhor dizendo a Campus Party sem o acampamento e com a praia. Uma espécie de Praia Party de tecnologia. Não comparo com a Campus que é um evento internacional que chegou aqui, tem apoio fabuloso e é um evento fenomenal. Mas fico contente quando há esse reconhecimento. A Campus está chegando a Recife agora, sinal de que nossa ideia foi muito boa em fazer um evento assim no Nordeste. Mas cada um tem as suas diferenças e semelhanças.

Mica: O Desencontro está chegando, o que podemos esperar para o evento este ano?

Emerson: Muita coisa boa mesmo. Terá um dia a mais, mais conteúdo e mais nomes. Mas contará também com o mesmo clima debochado. Painéis sérios mas um palco exclusivo também para apresentações artísticas, musicais, stand ups. Não perderemos nunca nossa identidade de ter o humor cearense temperando o ambiente e o final de semana. Senão não seria um Desencontro. Seria apenas mais um Encontro como vários outros (que são bons) mas não é nosso propósito único.

Cláudia: Como é ser um formador de opnião no twitter e facebook? Fiquei sabendo que você é muito popular no twitter e sempre sobe assuntos no TT, deve ser bem divertido.

Emerson Damasceno: Olha, é algo meio inusitado para mim. Nunca vi "isso chegando". Sou mais um que tem uma certa influência. Mas o saboroso dessas mídias novas é o compartilhamento, o agregrar de ideias. Ninguém efetivamente é influente sozinho. Somos apenas com nosso público, do qual também somos públicos. É a democratização, tão sonhada, dos meios de comunicação. Não é a ideal ainda, está longe, mas é um ótimo começo. 

Mica: Engraçado conhecer um amigo, tomar uma cerveja e depois descobrir que ele é o cara que força hashtags no twitter, seguido até pela minha sobrinha...

Emerson Damasceno: kkkkkkkkk Que massa mesmo. Querem outra coisa fantástica? Meu filho me chamar para mostrar um vídeo incrível, que o fez rir a tarde toda. É do Felipe Neto que vem ao Desencontro pela segunda vez e é meu amigo. As coisas estão tão ligadas que até nós somos surpreendidos com essa proximidade que o ambiente online proporciona. 

Mica: Alguns esbravejam que a internet separou as pessoas, nos isolou em quartos e salas na frente do computador. Pra mim foi ao contrário, a internet só me trouxe pessoas e muito mais parecidas comigo do que as do dia a dia. Você vê isso também?

Emerson: Pois é, eu acho a mesma coisa. A questão é que há um hibridismo, que muitos teóricos já comentam. Sou até mais radical nisso. Acho q vida somente uma. Ao estarmos (TAMBÉM) online, estamos dando um prolongamento de nossas relações socias. Isso somente nos ajuda a criar mais laços. Não enxergo o contrário.

Mica: E o amor? (é um blog feminino, adoramos falar de amor!)

Cláudia: E falar mal de homens também, rs

Emerson: Olha é meu melhor momento. Sempre :) kkk muita gente pensa que eu minto ou exagero. Não, sou apaixonado pela vida. Acho o amor essencial em tudo que se faz, que se viva. E eu adoro os blogs femininos, a gente merece bons puxões de orelha mesmo. Essa doçura feminina nos faltava mais online. As mulheres também chegaram ao ambiente online (depois de blogs maravilhosos) com todo o espetáculo que possuem. Adoro!

Mica: Como mulher, ler blogs femininos é uma benção. Enfim algo que realmente é voltado para nós e que conta histórias que nos são comuns. Era ruim estar fadada a visão masculina ou a visão de nos preparar para os homens. Com certeza, algo que a internet permitiu, pois qualquer um pode simplesmente abrir uma conta e começar a escrever. Não é libertário?

Emerson: É sim. Eu acho que um pouco além disso, em consonância com isso, nós temos hoje um canal para as minorias, onde todos tem vez e voz. A própria base da sociedade, eterna e olha como, eterna ouvinte, passou a ser emissora também de conteúdo. O Portal Voz da Comunidade, do Morro do Alemão no RJ e um exemplo disso. Ele inclusive estará presente no Painel de ativismo no Desencontro. Isso faz a diferença, ajuda a começar a reparar injustiças históricas de nosso País.

Cláudia: Pra mim o maior  exemplo foi o  do caso STOP  Sopa, o movimento que teve uma repercussão incrível, exemplo de luta por aquilo que se acredita.

Emerson Damasceno: Também. Mas acho que a Primavera Árabe ainda mais emblemática dessa nova realidade da comunicação, Claudia. Foi um movimento alicerçado nas mídias sociais e que ganhou força através delas. Sem tais mídias, os canais convencionais controlados pelos Estados Árabes como Egito, Tunísia, Baherin etc não teriam eco.


Mica: Isso me lembra uma entrevistada nossa, a Paola, que participou ativamente da revolução no Egito, através do celular. Agora Emerson, porque você pratica bullying, humilhando todos os pobres coitados que não têm sol, mar e praia o ano inteiro?

Emerson Damasceno: kkkkk não é bullying. Eu sou um bairrista descarado. Amo muito Fortaleza. Por isso adoro provocar. Aproveito e convenço os amigos e amigas a virem para cá e ao Desencontro também :D



Mica: Para terminar: muitos dos nossos leitores são amigos que vieram do máfia, quer falar um pouco desta experiência?

Emerson Damasceno: Claro! Os games online são uma faceta tão excepcional das mídias sociais que nós somos prova disso :) É algo fantástico, são números incríveis e mostram como o simples fato de jogar determinado jogo pode se tornar também uma forma de se conhecer novas pessoas. O Mafia Wars e outros que a Zynga produz tem milhões de usuários somente no Brasil e são um número forte de quem usa a internet. Acho fantástico. E vão no caminho da convergência. Cada vez mais redes sociais integram diversas mídias (jogos, blogs, fotos, vídeos). Enfim, o que é mais ímpar a ser destacado nessa tendência global é o social. As pessoas querem e precisam estar juntas. As consequências disso são ainda inimagináveis. Mas com um mundo mais curto, menos frio e mais conhecido, será até mesmo mais difícil se imaginar um mundo mais violento, querem um exemplo? Há clãs de jogos online que são amigos em jogos como o Mafia Wars. Um País com intenções beligerantes irá enfrentar ainda mais problemas internos quando os seus cidadãos tiverem laços (mesmo que online) com Países "invadidos" ou guerreados. O mundo cada vez mais caminha para ser um só...

Para seguir @emersonanomia @Desencontro
Facebook Desencontro - http://www.facebook.com/desencontro


5 comentários :

  1. Essa parte do bullying é a mais complicada "¬¬

    O Emerson diz que é só pra ficar com vontade de visitar Fortaleza mas na verdade ele quer esfregar na nossa cara que vive no paraíso rs


    Primeiro comentário meu...que orgulho =p

    Entrevista excelente e as respostas excepcionais.
    Últimamente o que se tem falado é do @desencontro e tudo isso por "culpa" do Emerson, ja imaginou a influência boa que pessoas mais jovens terão?
    Ou então, o conteúdo e informação que as pessoas podem agregar em um único desencontro? rs

    Parabéns meninas pela condução da entrevista e ao Emerson por acreditar no amor hahaha =p

    Sucesso pra todos vocês!
    ;**

    ResponderExcluir
  2. Bahhh, difícil comentar essa, tanta coisa passa na minha cabeça!
    Os links pessoais, por exemplo. Conheci o Emerson qdo comecei no Mafia Wars, pedi umas dicas de jogadores para a minha irmã e ela tinha um amigo blogueiro.
    É incrível que pessoas separadas por milhares de quilômetros venham a se tornar amigos sem se conhecer, por outro lado, o Emerson é uma pessoas "amigável". Tem um temperamento forte como deveria ter mesmo e isso faz ele ter opiniões e sentimentos intensos, é quase um "Emerson Ame-o ou Deixe-o" kkkkk
    Sobre o Desencontro! Que idéia!! Juntar pessoas que tem influência social e nem sempre são reconhecidas pela mídia tradicional como tal! Outras já conseguiram o reconhecimento.... Mas tudo isso pra falar de uma sociologia moderna, algo que é extremamente interessante e sempre me faz pensar em ir ao CE. Isso e as fotos que esse desgraçado posta! kkk

    Posso fazer mais uns 5 ou 6 comentários??? kkkk Deixa pra outra hora! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a gente começar a lembrar de como rolaram os links pessoais vai ficar nostálgico e engraçado! Eu por exemplo conheci o Flávio pelo Alexandre Pera, que também já foi entrevistado aqui...

      Pode Flá. Você tem direito a um comentário por hora hahhahahaha

      Excluir
  3. Pôxa..
    Todos os dias eu repito meu mantra "odeio jogos online.. odeio o Imperia Online" jogo este que meu marido respira 24h por dia.. malditos celulares com internet..

    por outro lado, amo criar blogs, amo dar opiniões osbre restaurantes, lugares, amo meus amigos das redes sociais.. quem me dera ganhar alguma grana com isso.

    agora, saber que o entrevistado da semana mora no paraíso foi pra sacanear neh? meus 2 sobrinhos moram em fortz e casam este ano (a Brunna casa neste sábado e o outro no final de dezembro) e eu nao poderei ir..

    Mica.. vamos no final do ano?? vamos? vamos? vamos?

    ResponderExcluir

Não somos responsáveis pelas opiniões e informações contidas nos comentários. A responsabilidade é única e exclusivamente dos seus autores. O Minha Saia é Mais Justa preza pela diversão, troca de conhecimento e respeito entre seus leitores e comentaristas.