terça-feira, 17 de abril de 2012

MSMJ FM: Riot Grrrls

Assistir ao show da Joan Jett no Lollapalooza me fez lembrar de todas as bandas de meninas que gosto. A maioria delas surgiu pós Joan e a consideram como um ícone. A grande mensagem de Joan ao mundo foi dizer aos 15 anos de idade eu posso tocar guitarra, meninas também sabem fazer rock`n roll. Isso inspirou muita menina a se aventurar e mais tarde, foi o grito de guerra do movimento Riot Grrrl - o movimento de meninas dentro do movimento punk. Em suma elas só queriam tocar também, ao invés de serem apenas as namoradas dos punks. Sim, o machismo está em todo lugar e no começo precisaram provar que eram capazes. Hoje, tem tanta banda de menina fazendo som e vendendo CD na barraquinha na hora do show, sendo aceitas e curtidas por todo mundo que curte rock alternativo, punk e underground, que dá até orgulho de ver. Por isso decidi mostrar algumas das minhas preferidas para vocês. 

Banda As Mercenárias, música Santa Igreja. Na primeira formação tinham o Edgar Scandurra na banda e é delas um dos rits mais famosos que o Ira! gravou, "Me perco nesse tempo".  Pós punk gritado e revoltado delicioso de pular e gritar. 

L7 com Shitlist, famosa por ser trilha de "Natural Born killerers" (Assassinos por natureza). L7 surgiu junto com o Grunge, salve o Grunge! Se não fosse ele, o rock não teria se renovado. Estávamos numa época de pouca produção e as bandas grunge trouxeram o rock para a alta novamente. 

Bikini Kill e uma de suas músicas mais famosas, Rebel Girl. Essa sim é A banda riot grrrl. Consideradas umas das precursoras do movimento, foram inspiração para quase tudo que veio de riot depois. 

Pra fechar a banda que mais me faz dançar, presença certa nas festinhas em casa - Sleater Kinney. Na estrada desde 94, tiveram o diferencial de apresentar 3 vocais. Todas cantam e isso deu uma graça especial para suas músicas. É o começo de um rock alternativo mais lapidado, mas sem perder a veia punk que fez as riots gritarem "punk rock não é só para o seu namorado" e "meninas querem dar mosh e ter direito igual!"   (de bandas nacionais da década de 90). 

Não acho que as músicas vão agradar a todos, mas é algo que me define e por isso precisava dividir com vocês. O rock muda o mundo e é isso que faz dele muito mais especial pra mim que qualquer outro ritmo. Quem duvida, pesquise sobre a história do rock. Você vai descobrir no mínimo, que as roupas que gosta hoje, surgiram com os rockers de ontem. No mínimo. 

8 comentários :

  1. olha... é difícil de eu gostar de banda feminina... Runaways é tudo na vida duma modelo, Joan Jett popula meus sonhos....
    mas acho que o vocal feminino soa melhor solo, estrela principal do show... vide Adele, Madonna, Alicia Keys...
    ah! lembrei de outros vocais femininos que eu gosto: No Doubt! mas a proposta é mais pop que rock, e Fugees, de onde despontou a divina Laurin Hill

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah acho que se fuçarmos mais, achamos muitas heim rs porque vocal feminino é muito comum. Aliás teve uma época que era receitinha de banda - vocal feminino era sucesso garantido rs.

      Excluir
  2. Sou super fã de bandas femininas como bikini kill, L7, Hole e outras mais pesadinhas... adoro vocal feminino... amo mulher tocando violão... delícia d+++...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu queria colocar Hole, mas o post já estava tão grande...

      Excluir
  3. E digo até, que quero ver uma parte 2 disso. hueba!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olhae! hahahahhaha se os pedidos forem muitos posso me encher de vontade heim (registro que considero o seu e mais um = muitos) rsrs

      Excluir

Não somos responsáveis pelas opiniões e informações contidas nos comentários. A responsabilidade é única e exclusivamente dos seus autores. O Minha Saia é Mais Justa preza pela diversão, troca de conhecimento e respeito entre seus leitores e comentaristas.