quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Prêmio Saia Suja da Semana

O Prêmio mais adorado do momento ficou off por umas semanas. Há tanta coisa ruím merecendo ganhar que acabamos olhando mais para os musos dessa vida. Corrigindo esse descuido, o prêmio vem muito recheado nesta semana. 
Pra começar vamos premiar todo o Poder Judiciário! Uma instituição que parece rir de nós sempre que precisamos dela e que nesta semana resolveu restringir o poder do Conselho Nacional de Justiça. O Conselho por sua vez não gostou de perder poder e foi taxativo: há 35, TRINTA E CINCO, desembargadores sob investigação. É ou não é um exemplo de toga suja!? Parabéns Poder Judiciário e seus 35 desembargadores safadeeenhos, vocês levaram o troféu.
Só que não levam sozinhos, o Prêmio ainda fará uma homenagem ao Governador do Estado, Geraldo Alckimin e as brilhantes medidas tomadas esta semana para sujar a saia das colegiais do Estado. Primeiro anunciou a diminuição do número de aulas de Português e Matemática, como desculpa, usou o aumento das aulas de Sociologia, Física e Química. Pedagogos e especialistas se dividem, como é comum na Educação, mas a pergunta que não quer calar é "Por que a escola pública sempre tem que perder algo pra ganhar melhorias?" Dois dias depois, novo anúncio super legal: Retornar a repetência ao 7º ano. Antes de acirrar os ânimos sobre isso, que divide muito o senso comum e os especialistas, coloco a questão central. Métodos de avaliação devem ser condizentes com os métodos de ensino. Que método é esse do ensino estadual paulista, que hora permite a repetência, hora não permite e em séries/anos aleatórios!? O problema é mesmo a avaliação? Ou é sistêmico? Portanto, Governador, fique esperto. Quem passou por boas escolas públicas há anos atrás, está de olho em você para ganhar nosso prêmio! 

8 comentários :

  1. Muito bom! Parabéns, meninas! Lara

    ResponderExcluir
  2. Eu acho 'engraçado' esse nosso governador Geraldo Alckmin.. dias atrás eu tava pensando 'já estamos praticamente no mês de outubro e NADA de novo nesse governo'... aliás, a única coisa que se vê é o aumento dos pedágios, presídios e só.. E agora, mais uma vez mexeram na educação paulista..

    O PSDB acabou com a educação no estado de São Paulo.. e sempre irei me revoltar contra isso, pq eu peguei a época que o sr. Mário Covas foi estragando tudo de vez. Falar sobre a educação, além de me fazer mudar a cara fácil, é daquele tipo de assunto no qual consigo falar horas.. então vou tentar resumir sobre ESTA notícia.

    Na hora que li que iriam diminuir as aulas de Português e Matemática, já me deu arrepio.. daí, li que as aulas seriam substituídas por Física, Química e tal..
    Bom, vamos lá.. eu realmente acho a carga horária destas matérias muuuuuito pouca.. é absurdo.. Química [por exemplo] é tão presente e importante na nossa vida, que infelizmente as pessoas não fazem ideia.. e não por culpa delas.. por culpa do ensino nojento mesmo, que avacalha tudo.

    A princípio, eu sou a favor de reformularem o conteúdo das aulas, etc etc.. Por exemplo: No estado, o aluno chega na escola e passa 3 horas copiando lição da lousa e tem 10 min de explicação sobre a matéria. =/
    Aulas de matemática, te ensinam uma porrada de coisa e não ligam com a vida real.. vc tem a sensação que não faz sentindo aprender aquilo, pq há professores que nem sabem mesmo onde aquilo pode ser aplicado. =/

    Temos muita aula de português, muita! E mesmo assim, para o tanto de aula que temos, não era para erramos tanto.. qualquer brasileiro, seja do desinteressado ao mais aplicado, tem sempre alguma dúvida qto à nossa língua.. mas poxa, aprendemos português por 11 anos na escola.. tem algo errado aí, não tem não? e para mim, o errado é o método de ensino, que é péssimo, sempre.

    Falando nestes 11 anos de ensino, saímos da escola sabendo muito pouco para o tempo que passamos ali.. É ridículo e deprimente.

    Voltando a falar sobre as aulas.. acho que deveriam reformular o método de ensino e SIM, acrescentar mais aulas de Química e Física pra galera, porém de forma diferente de como está.. Muita gente não as suporta pq na escola pegam um professor que passa a matéria de qualquer jeito, ou que está despreparado, e enfim, mais atrapalha do que ajuda.. daí todo mundo fica sem entender nada e pega raiva [totalmente compreensível].

    Olha, vou parar por aqui, senão vou mais longe ainda.

    Só sei que, em tudo que o PSDB põe o dedo, eu tenho medo.. Medo de verdade. Principalmente quando se refere à educação, a qual eles têm violentado por anos..
    Que tristeza..

    ResponderExcluir
  3. Olá meninas, a coisa realmente tá feia pra educação pública no nosso país hein, não só em São Paulo. Não gosto de entrar muito na questão até porque minha esposa é professora municipal em duas cidades aqui e sente na pele esses "problemas", é muita verba que vai desviada pra corja de prefeito, cargos de confiança ocupados por pessoas sem a menor formação para entender como funciona a boa administração de uma escola e enfim, por ai se formos elencar teremos uma longa lista.

    E é uma grande pena, porque já está provado por outros países mais "desenvolvidos" que a chave para o crescimento de um país é a educação. Não adianta investir em hospitais, policiamento, mais presídios... se você deixa ai uma educação de merda pra formação de jovens delinquentes, que realmente, vão encher mais cadeias e precisar de mais!

    O problema pelo meu ponto de vista são 2:

    1. O investimento na educação, para que se veja o resultado, demora em torno de 30 anos, ou seja, é politicamente desinteressante pois o cara já vai ter saído do governo, até morrido sei lá, e não vai poder contar vantagem (foi Maluf que fez)...

    2. Existe ai também uma "lenda" de que o mal investimento na educação é proposital no sentido de que, se o povo continuar "burro" continua votando mal. Se investe na educação, daqui alguns anos já teremos gerações de "cabeças pensantes" que vão ter mais consciência na hora de votar e acaba a mamata de muito político por ai....

    Bom, esse é o meu ponto de vista. Mas, cada um na sua, mas com alguma coisa em comum! rss

    Beijos minhas amigas lindas, ótimo fim-de-semana para todas!

    ResponderExcluir
  4. Diminuir aulas de português e matemática é ótimo para os futuros políticos corruptos. Eles tentam justificar de outra forma, mas quem estudou nas escolas públicas de antigamente, como disse a Mica, sabem o real motivo dessa palhaçada.


    "Só sei que, em tudo que o PSDB põe o dedo, eu tenho medo.. "

    Kelly, não sei se comentei contigo isso na época da eleição, mas, alguns políticos do PSDB me dão arrepio, como o Serra... eu não estava torcendo para a Dilma, eu estava torcendo contra o Serra...se ele entrasse na Presidência, ai sim nós iríamos ver o que é alguém acabar com o País e tudo que conquistamos. Nós nunca temos opções nas eleições, sempre temos que escolher entre o ruim e o meia boca...nesse caso fico com o meia boca...

    ResponderExcluir
  5. Então Júlio, eu lembro que nas épocas das eleições a gente tinha conversado bastante mesmo sobre o PSDB, PT, PV.. Eu não sou petista, mas fiquei feliz quando a Dilma ganhou.. não pq eu achasse que ela fosse a melhor, mas justamente por falta de candidatos..

    Não quero ofender ninguém que goste do PSDB ou outros. Nada disso. Mas eu acho esse partido retrógrado.. eles estão governando o estado de SP há mais de 16 anos [se não estou errada], e nada muda por aqui. NADA. E eu não me conformo com isso, gente.. SP é o estado mais rico do país e não se vê mais nosso estado crescer e se destacar em algo positivo.. vai 'aos trancos e barrancos'..

    O PT faz mta caca [na minha opinião, de novo].. muuuuita caca mesmo, não concordo com tudo, mas acredito que pelo menos o PT é um partido ousado. Arrisca mais, inova, pensa.. Erra feio, mas tenta. Já o PSDB, é só prestar atenção quem mora aqui em SP, me digam, o que foi que o Geraldo Alckmin fez até agora??? =/

    David, concordo com o que vc disse! E força para sua mulher.. afinal, a situação dos professores é complicada também.. enfim, o papo é longo.

    ResponderExcluir
  6. Queridos amigos e leitores, este post foi corrigido hoje. Estranhei uma informação que relacionava tudo ao Estado de SP e fui pesquisar mais. Se relerem, verão que os 35 desembargadores safadeeenhos não são só do Estado de SP, aliás, o CNJ não indicou quais os Estados a que eles estão relacionados. Desculpem, na correria, tinha consultado apenas uma fonte.

    ResponderExcluir
  7. A primeira saia suja:Pô não é de hoje que sabemos que existe muita, mas muita coisa suja no STF.Vamos releembrar pelo caso do Juiz Nicolau, o famoso Lalau..foi a maior vergonha!Não se pode nem chamar de má conduta, pq é muito pouco.São só 35?Podem ter certeza que esses são os bodes expiatórios, pq os Cabras Safados esses ainda vai levar anos para cutucarem.Enfim, pode ser pouco, mas de grão em grão, a "justiça" enche o papo!!!

    A segunda saia suja:A educação já anda ruim faz muito tempo.Veja o resultado da OAB, mEu foram aprovados 160!!E 90(NOVENTA) faculdades de direito não tiverem nenhum, zero ADVOGADO aprovado!Eu sou da época que estudar em escola particular era privilégio e obrigação de passar nas melhores faculdades, hoje?Eu vejo pessoas pagando não sei qto de colegio particular, mas precisa fazer aula particular e o raio do KUMON, pq não tem como entender matemática sem isso!!!E tudo isso para o filho passar na FACAMP que teve indice zero de aprovação na OAB, com 73 inscritos!!!
    Então o Alckimin que vive nesse mundo de particulares, está se baseando nisso para diminuir Matemática e Portugues, que é a pedra no sapato de todos!Pô mas gente para que saber que: 2+2= 300 para o povo que vota NIMIM????

    ResponderExcluir
  8. Acho que todo mundo fez por merecer o prêmio!

    Parabéns meninas, vcs escolheram bem mais uma vez!
    #totalfail pra eles!

    ResponderExcluir

Não somos responsáveis pelas opiniões e informações contidas nos comentários. A responsabilidade é única e exclusivamente dos seus autores. O Minha Saia é Mais Justa preza pela diversão, troca de conhecimento e respeito entre seus leitores e comentaristas.