quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Prêmio Saia Suja da Semana

O Prêmio mais adorado do momento ficou off por umas semanas. Há tanta coisa ruím merecendo ganhar que acabamos olhando mais para os musos dessa vida. Corrigindo esse descuido, o prêmio vem muito recheado nesta semana. 
Pra começar vamos premiar todo o Poder Judiciário! Uma instituição que parece rir de nós sempre que precisamos dela e que nesta semana resolveu restringir o poder do Conselho Nacional de Justiça. O Conselho por sua vez não gostou de perder poder e foi taxativo: há 35, TRINTA E CINCO, desembargadores sob investigação. É ou não é um exemplo de toga suja!? Parabéns Poder Judiciário e seus 35 desembargadores safadeeenhos, vocês levaram o troféu.
Só que não levam sozinhos, o Prêmio ainda fará uma homenagem ao Governador do Estado, Geraldo Alckimin e as brilhantes medidas tomadas esta semana para sujar a saia das colegiais do Estado. Primeiro anunciou a diminuição do número de aulas de Português e Matemática, como desculpa, usou o aumento das aulas de Sociologia, Física e Química. Pedagogos e especialistas se dividem, como é comum na Educação, mas a pergunta que não quer calar é "Por que a escola pública sempre tem que perder algo pra ganhar melhorias?" Dois dias depois, novo anúncio super legal: Retornar a repetência ao 7º ano. Antes de acirrar os ânimos sobre isso, que divide muito o senso comum e os especialistas, coloco a questão central. Métodos de avaliação devem ser condizentes com os métodos de ensino. Que método é esse do ensino estadual paulista, que hora permite a repetência, hora não permite e em séries/anos aleatórios!? O problema é mesmo a avaliação? Ou é sistêmico? Portanto, Governador, fique esperto. Quem passou por boas escolas públicas há anos atrás, está de olho em você para ganhar nosso prêmio!