quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Homens, entendam...


"O homem dá esporro é um cara enérgico, a mulher dá esporro é uma puta desequilibrada".

Kelly: Uma vez a cantora Rita Lee soltou esta frase no twitter e eu me senti compreendida. Simples: a frase em si retoma a várias outras situações que nós, mulheres, passamos. Pois parece que somos "obrigadas" a atingir a perfeição o tempo todo. Quem disse que toda mulher deve ou tem talento para ser a 'Mulher Maravilha'???

Mica: Já vi várias mulheres reclamando disso: tem que ser profissional bem sucedida (mas não muito pra não assustar o cara), excelente mãe, ter uma casa impecável, estar sempre linda em cima do salto com maquiagem completa (sem exageros), ser divertida, alegre, não ser ciumenta, corpo de revista mantido a qualquer custo e ainda dar show na cama. Aí eu penso - pra manter tudo isso o dia começaria mais ou menos às 5h da manhã. Aí acorda, prepara o café, come uma fruta e vai correr, ou vai pra academia, volta 6h30, toma banho, se arruma, maquiagem completa e escova no cabelo. Chega no trabalho pontualmente, corre como louca pra provar que sabe. Volta, pega as crianças na escola, leva pra natação enquanto vai ao supermercado e... o dia nem acabou, já estou cansada e sexo é a última palavra que eu quero ouvir!

Kelly: Pois é! E essa rotina vem sendo divulgada, super apoiada e louvada por mulheres de "opinião'', que se orgulham em dizer que este é um dom feminino. Então eu nasci no corpo errado, porque eu não tenho talento e nem vontade pra isso. Essa piração de TER QUE ser boa em tudo, para mim não é vantagem, é desgraça.

Mica: É prisão! É mais uma vez permitir que a sociedade nos diga o que é ser mulher e passamos à uma corrida sem fim pela suposta perfeição feminina. Eu vejo várias consequências ruins disso: mulheres julgando mulheres por não se enquadrarem, mulheres que não se enquandram e nem querem sofrendo com essa tensão e com a cobrança, mulheres fazendo qualquer absurdo pra se enquadrar e, o pior e mais comum, mulheres e homens buscando uma mulher que nem ao menos sabem se realmente desejam. Aprenderam que é a assim, mas não conhecem se é isso que realmente querem.

Kelly: Só lembrando que é normal, claro, uma pessoa desejar ser excelente em várias coisas. Mas ser perfeita em tudo? Urghhhh. E não sei se me irrito mais com as mulheres que reforçam essa modinha babaca ou se com os homens, que acreditam piamente nessa palhaçada e ficam cobrando coisas. Engraçado é que o número de atividades de uma mulher só aumentou dos anos pra cá, e mesmo assim, com todo esse monte de afazeres, nem direito de fazer cara feia a gente tem ou de soltar um palavrão - porque afinal, é tão feio, né, mulher falando palavrão. Ah vá!

Mica: hahaha Outra coisa que noto e que me irrita muito é que quando o objeto de análise é a mulher, todo mundo tem um modelo do que deve ser feito. Leia algumas das timelines mais bombadas do twitter e vai ver vários caras e algumas garotas com tuítes tipo “mulheres entendam...” “mulheres aprendam...” “vocês mulheres...”. Compare com quantos tuítes na mesma linha ditando regras de comportamento terá como objeto os homens. É muito comum um cara dizer que mulher deve ser assim e tal. E a mulherada, quando fala, é meio na linha “quero dar o troco”... Em resumo: há regras de comportamento para mulheres serem mulheres, mas homem só tem uma regra para ser homem: não pode dar o cu.

Kelly: É. Aliás, o único meme que vejo mulheres publicando é o 'Homens façam amor, não façam a barba'. Porra, mas que difícil, hein, homens?! Até a melhor parte fica pra vocês. =P

Mica: Eu diria façam a barba porque sou alérgica e com ela não rola amor. Olha aí! Está vendo como padrões não fazem o menor sentido!? Vou criar o meme “Homens parem de ditar regras e beijem logo minha boca!”.

Kelly: E sobre essa cobrança, digo por experiência própria: Se eu chego no trabalho com cara de 'poucos amigos', sempre aparece um homem pra se incomodar e perguntar o que aconteceu. Se a situação fosse oposta, aposto que ninguém ficaria buzinando na orelha dele. Homens reparam na gente o tempo todo! E tem horas que isso me enche demais!!! Se eu chego com o cabelo molhado, ouço 'Hmmm, tomou banho?' [puts, essa é péssima!]. Se estou cheirosa, comentam também. Poxa, eu não quero saber se o perfume tá bom ou ruim, eu tô passando o perfume PRA MIM. E se o cara pergunta da minha vida [sendo que nem meu amigo é] isso não é cuidado, é curiosidade excessiva pela vida alheia e eu não suporto. A única obrigação que eu tenho é tratar os outros com educação e só. Eu não ganho pra sorrir e acenar como uma Miss. Eu não tô interessada na opinião de um cara sobre as minhas unhas, meu cabelo, meu vocabulário, meu humor. Aliás, eu só me interesso quando estou a fim do cara, do contrário, não. Eu não tenho super poderes, não quero ser a Mulher Maravilha e me dou ao direito de ser chata quando for preciso, de usar o cabelo como bem entendo e sorrir quando me der vontade.

Mica: E o mais irônico é que NINGUÉM se encaixa no padrão. Olha como somos malucos! Lembro de uma vizinha que fazia a linha mulher perfeita. Família linda perfeitinha, duas filhinhas princesas, casa linda com piscina e churrasco para os amigos no fim de semana, magra, cabelão gisele, carro, etc etc etc. Um dia, pós churrasco, ela desabafa com uma amiga “tenho uma vida perfeita e é por isso que eu não largo o meu marido, mas eu não o amo mais, ele só é um bom pai para as minhas filhas”. Isso é vida perfeita!? Manter uma aparência de felicidade e sucesso é ser feliz? Alguém que realmente se ama, manteria uma relação infeliz? Não. E não tem hipótese nem discussão.

2 comentários :

  1. Detalhe: essa perfeição supõe coisas contraditórias. Exemplo: tem que ser magra/gostosa mas não pode ser neurótica com dieta, que isso é coisa de mulher chata. Tem que ser magra massss tem ser parceira no boteco e mandar ver na cerveja/porções. Tem que ter mil compromissos e ter bom humor eterno. Ou seja, impossível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahahhahaha boa Pri!

      é quase como sonhar com um robô!

      Excluir

Não somos responsáveis pelas opiniões e informações contidas nos comentários. A responsabilidade é única e exclusivamente dos seus autores. O Minha Saia é Mais Justa preza pela diversão, troca de conhecimento e respeito entre seus leitores e comentaristas.