sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Tudo novo de novo...


Cláudia: Com o final do ano, além da vinheta chata da globo, vem aquele: ‘O ano acabou e o que eu fiz??’. Bate aquele momento de reflexão, e dependendo da resposta, pode causar frustração e até algum arrependimento.

Kelly: Então, comigo não acontece, hahah, sério. E já falo o motivo: não faço promessas há anos, justamente porque colocava umas metas que geralmente eram muito foda de alcançar e depois ficava frustrada. Parei com isso. ADORO festejar a virada de ano, é uma das minhas datas preferidas. Mas paro por aí.

Mica: Eu amo as listas! Adoro o momento de parar e olhar para dentro, para minha vida e me perguntar “e aí Mica? tá bom assim? quer mudar? quer ir pra onde?”. Faço isso duas vezes ao ano: no meu aniversário e na virada de ano. Simbólico e cheio de significado, eu sei. Eu sou assim: gosto de rituais, de tradições que eu invento, de símbolos e significados que uso propositalmente para manter minha sanidade. Ou minha loucura... 

Cláudia: Eu cheguei a conclusão que não sirvo para ter lista, planejar como será daqui a um ano, definitivamente isso não é pra mim. Mas esse ano, me vi obrigada a estabelecer 3 metas na minha vida. Uma delas, até já dei início, as outras dependem do dinheiro. Mas vamos lá, como diz o poeta: ‘aponta pra fé e rema’.

Kelly: Então, as pessoas podem pensar que eu não faço reflexões e metas. Na verdade, faço. Mas durante o ano. Tipo, eu me avalio constantemente, sabe? Quando algo não vai bem, já me toco que é hora de mudar, por exemplo, já tento reverter de imediato. Enfim, eu tenho ideia das coisas que eu quero, claro, mas não jogo isso para o ano seguinte. 

Cláudia: Eu também penso assim Kelly, temos a oportunidade de mudar o tempo todo, avaliar nossas atitudes e ações. Eu te confesso que esse ano foi bem difícil. Gastei muito mal todo dinheiro que ganhei, tive muita decepção e decepcionei muita gente. Mas foi um ano que fiz grandes amizades e aprendi a reconhecer quem vale a pena permanecer  e quem vale mais a pena deixar ir, penso que essa foi a principal lição que tive.

Mica: Pensar, refletir sobre a vida acho que é algo que todo mundo faz um momento ou outro. Acho que quando as coisas não estão bem, torna-se inevitável. Se não for regra geral eu gostaria muito que fosse, porque isso é o que nos faz ter a chance de mudarmos. E pra mim, um não exclui o outro. São iguais e se complementam na minha-dinâmica-super-pessoal-de-eu,-eu-mesma-e-irene. Tem dois casos que isso me fez lembrar. Há anos atrás coloquei como objetivo de ano novo ler 6 livros, no outro 7, no outro 8, no outro 9. Nove por dois anos e vi que o meu máximo é 8. Desde então eu leio 8 livros/ano sem esforço, virou minha rotina. Segundo caso aconteceu neste ano. Eu planejei fazer minha tatuagem e tive até que abrir mão da minha viagem anual para guardar a grana necessária. Mas quando consegui e cheguei no studio pra marcar, o cara só tinha horário pra 2012... Então, a arte de planejar envolve aceitar que não se tem controle de tudo e que você vai ter que parar e reavaliar quando algo sair do esquema. 



Kelly: Então, exatamente, não temos controle sobre tudo. E acho que é por isso que as pessoas ficam tão frustradas... Ok, há pessoas que se esquecem das suas 'promessas' na terceira semana de janeiro; mas há as outras que dão o seu mellhor, só que se magoam consigo mesmas porque esquecem que nem tudo é culpa delas, sabe. 

Cláudia: Eu por exemplo, nem precisei chegar na 3º semana de Janeiro, tentei fazer uma lista em Dezembro e até fiz, mas não anotei e já me esqueci de tudo. Dai tracei essas 3 metas, minha memória é seletiva gente, vocês nem imaginam o quanto.

Kelly: Falando de metas loucas que as pessoas costumam fazer, tem algumas que são meio bizarras, né?! Com mulher, sempre tem o lance de perder não sei quantos quilos, hahaha 

Mica: Emagrecer é a meta. Colocar X quilos tem que ser coerente com o possível, né!? Agora querer ficar com o corpinho de quando tinha 15 anos, quando nem ainda nem tinha dado, totalmente virgem e sem nada fora do lugar, em UM ano, é no mínimo absurdo. 

Cláudia: Emagrecer é a meta de qualquer mulher, hahahah. A minha desse ano todo foi essa, mas pergunta se consegui perder alguma coisa? Não, por favor não me pergunte. 

Kelly: Arranjar namorado, marido, isso a gente também vê muito. O que dizer? 'RISOS'...

Mica: Como se só dependesse de um lado, né!? rs Como se o outro não tivesse vontade! Parece promessa de mimado: eu quero e pronto! Tá filha, pode querer, mas só vai rolar se alguém quiser também, tá!? O máximo que dá pra prometer é “vou me abrir para uma nova paixão ou para um novo amor, deixar entrar algo assim para a minha vida”. Eu devia prometer isso, ando mais fechada que fortaleza de chefão em game. 

Cláudia: Ah, Mica, nem isso está dando prometer. Eu já fiz essa promessa de me abrir para um novo amor e até agora nada. Pode isso, produção?

Kelly: Gente, quais serão as metas masculinas? Duvido que homem vire o ano pensando 'preciso perder essa barriga'. No mínimo deve ser 'este ano quero pegar mais mulher!' =P

Cláudia: Acho que homem pensa muito na parte profissional, em trocar de carro, essas coisas. Estou certa, leitores deste blog??

Mica: Olha acho muito possível que façam listas viu... Muitos seguem o estereótipo “homem é prático e objetivo”, então acho bem possível que tenham metas, objetivos e até estratégias de como consegui-las. Eu namorei um cara que tinha tudo milimetricamente planejado na vida, achava até uma prisão. 

Cláudia: As pessoas devem entender que sempre é tempo para mudar, para se tornar melhor e ajudar ao próximo. Não precisamos esperar baixar o espírito natalino. Até porque pessoas carentes de afeto e de dinheiro existem o ano inteiro. Então se você quer  mudar, comece agora... 1,2,3 e jáááááá!

Kelly: Eu também diria que: Pessoa, se você faz uma lista e em fevereiro nem sabe onde ela está, pare de perder o seu tempo, sério!  Se você costuma fazer listas, e dentre as metas está algo muito absurdo, vá com calma. Se esforce, mas lembre-se que nem tudo sai como a gente quer. ;) 

Mica: Isso tudo me fez pensar que a reflexão e a mudança é que nos mantém em movimento e nos dá mais chances de ficarmos satisfeitas com nós mesmas, com ou sem listas. Portanto meu conselho de fim de ano é: SEJA INCOERENTE. Se você nunca faz listas, experimente, nem que seja pra xingar depois. Se você sempre faz, tente se ver livre delas por um ano apenas. O importante, disso tudo, é a festa!




10 comentários :

  1. eu não faço listas... nunca... e raramente penso em mudar.. como toda gorda, eu penso em emagrecer... e até emagreço! mas chega o inverno e as comidas deliciosas que confortam...
    de 2012 eu só espero uma coisa: que seja melhor que 2011
    e Kelly, coloca uma coisa na sua lista: experimentar uma coisa nova ;)

    ResponderExcluir
  2. Bom, na verdade só tenho 2 objetivos e que não sao taooo dificeis de se conquistar assim, costumo nao criar muitas expectativas pra nao trazer decepções junto.

    Um é passar no vestibular, depois de um 2010 horrivel eu acordei pra vida em 2011 e comecei a estudar, se não passar agora tento de novo no meio do ano. O outro é arrumar uma namorada, baseado naquela frase "milagres acontecem".

    E bom ano novo pra vocês garotas :D
    Claudia pode ficar tranquila que a gente desencalha esse ano

    ResponderExcluir
  3. eu costumava fazer muitas listas.. mas era aquela coisa, colocava metas muito acima do que eu estava capacitada! vou ver se faço uma bem razoável pra 2012, visando principalmente mudanças de atitude, chega de arrependimento!!
    parabéns pelo blog, meninas! tudo de bom!! comemorem bastante a virada do ano :)

    ResponderExcluir
  4. Metas e objetivos a qualquer tempo e não apenas no final do ano, mas sem sofrimento.... Todos homens ou mulheres tem necessidades e desejos portanto devem " ir luta " sempre. O prazer de conseguir uma coisa que nos faz bem é uma das melhores coisas da vida. O fim do ano pode servir para um balanço mas, nao deve ser o ponto inicial de tudo que vamos ou não conseguir, acho que isso é o que acontece dentro de cada um. Vocês fizeram esse blog em 2011 , foi uma grande conquista.
    Feliz 2012 , paz saúde e tranquilidade

    Bira

    ResponderExcluir
  5. Eu não faço listas e nem planejo grandes mudanças na virada do ano...apenas penso em novos direcionamentos (se necessários) e tento me adaptar para que aconteçam.
    Exemplos: treinar mais (pra perder o bacon), estudar mais (para aquele concurso), me preparar melhor (para aquele evento) e é isso. Eu não funciono com metas inatingíveis. Acredito que embora tenhamos que mirar na lua, é bom acreditar que podemos chegar no máximo nas nuvens (de avião ou parapente). Isso certamentew evita frustrações e bloqueios, e é ótimo continuar acreditando que podemos tudo! rs

    ResponderExcluir
  6. Oiii meninas, saudades 1000.Ganhei do marido noel um lap novinho, lindo e tava louca para estrear aqui.
    Uma das melhores coisas que me aconteceu esse ano foi uma entrevista que eu dei aqui...adooorei, me fez um bem danado de bom!
    2011 foi um ano diferente em muitos sentidos, fui me desfazendo de manias, pessoas, coisas que estavam me cansando há tempos, então não tem retrospectiva esse ano, já vou começar zeradinha.
    Quanto as manias, rezas, sementes, etc...faço tudo que dizem que tem que fazer, principalmente rezar um Pai nosso em agradecimento e proteção para o ano novo.
    Muitos iupiiis, uhuusss, vivas a todos do blog que eu adooro de paixão!Valeu!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá! Saudades de entrar aqui, EITA CORRERIA DANADA esses preparativos... festa de Natal e ano novo desde o ano passado agora são aqui em casa... migrou de lá da casa da sogra por motivo de funkeiros na vizinhança! kkkk

    Mas eu nunca fui de me "mudanças" nessa época, nem de listas e nem de nada... pra mim é uma época como outra qualquer, com a diferença que tem mais gente sorrindo amarelo pra mim e tem amigo secreto deselegante no serviço (aquele que ou você tira alguém que não gosta e se esforça pra falar bem dela na descrição, ou é tirado pelo inconveniente e ganha aquele presente ESCROTO com direito a comentários desagradaveis, ou tira aquela pessoa que já tá todo mundo falando que tem um "caso" e na hora da fotinho é aquele constrangimento e os comentários em voz alta). hahahaha...

    Na minha vida não muda nada. Mas que é engraçado é!

    Mas tem uma coisa sim que eu faço: Peso tudo que me ocorreu no ano. gosto de relembrar das coisas boas (vide retrospectiva no blog! :) de mandar mensagem pros amigos, um torpedinho básico, quem me conhece sabe que é de coração. E uma leve planejada nas coisas GRANDES que tenho para o próximo ano... tipo este ano que a meta é comprar um carro por causa do meu filho, detesto dirigir, amo minha bike, mas criança exige um, fazer o que!

    E planejamento mesmo, desses de fazer lista... bom, se pegarem minha agenda de 2011 vai ver, cada página tem uma lista, ela começa no fim do dia anterior e termina o dia corrente com todos os itens riscados! O que faltar, joga pra lista de amanhã... e assim a gente vai tocando o barco! ;)

    Meninas, coinscidência, mas como a Sun, eu também acabei de comprar um note novo e adorei estrear nos comentários aqui... Tenho vocês como três grandes amigas que conheci este ano, muitas risadas aqui no blog, muita informação bacana, entrevistas muito boas e vi crescer uma amizade muito forte e bonita: a de vocês três!

    Espero 2012 com muito sucesso pra vocês todas, para todos os comentaristas de plantão (Sun e Isabel principalmente que adoro sempre ler! rs) e aquele abraço apertado virtual com um gostinho de muitos posts, muitos comentários, muitas visitas e o que mais de bom que tiver pela frente!

    Feliz 2012!

    ResponderExcluir
  8. PARA OS QUE QUEREM SEREM LEMBRADOS DAS PROMESSAS...

    BIRA

    Final de ano combina com promessas para o próximo que está por vir. E para que elas não sejam deixadas de lado com o passar do tempo, como de costume, o site Prometo.me promete ajudar os usuários.

    Para usar o serviço é necessário digitar os desejos a serem consolidados em 2012, preencher os dados, indicando o e-mail, e escolher a frequência para ser lembrado. Além disso, é possível tornar as promessas públicas e compartilhar com os amigos do Facebook.

    O site está em fase beta, mas segundo os desenvolvedores, Edson Carvalho e Rafael Vitoriano, “ainda vêm mais recursos e facilidades por aí.”

    ResponderExcluir
  9. Bira, que demais! Entrei no site e não é que rola mesmo?!

    Para quem se interessar: http://prometo.me

    Obrigada pela dica, Bira!

    ResponderExcluir

Não somos responsáveis pelas opiniões e informações contidas nos comentários. A responsabilidade é única e exclusivamente dos seus autores. O Minha Saia é Mais Justa preza pela diversão, troca de conhecimento e respeito entre seus leitores e comentaristas.