quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Prêmio Saia Suja da Semana

Há dias atrás, demonstramos toda nossa indignação com a violência e os maus tratos a animais, motivadas pelo caso Lobo. Este nível de crueldade já é suficientemente revoltante e medíocre. Mas o ser humano pode mais, sempre. Tanto que nesta semana a raiva, a sensação de injustiça, a indignação e, até mesmo, a vergonha que sentimos, vem premiar a saia suja dos agressores do motorista linchado na zona leste de São Paulo.

A história, para quem não viu, foi grotesca. O motorista passa mal ao volante e perde o controle batendo em carros e motos estacionados. Um grupo de jovens que estavam se divertindo num evento na rua, correm em direção ao ônibus gritando e apedrejando o mesmo. A cobradora que estava de folga, pensa rápido e consegue parar o ônibus, para evitar piores acidentes. Mas os descontrolados arrancam o corpo desfalecido do motorista pela janela do ônibus, socam, chutam, espancam, batem na cabeça dele com um extintor de incêndio. O motorista morre. Até hoje não se sabe se pelo mal súbito ou se pelo linchamento. A cobradora e testemunha disse que dava para socorrê-lo, ele foi arrancado do ônibus vivo. O cobrador, parceiro de trabalho naquela noite, declara que foi como uma cena de filme de terror. O filho não se conforma com o pai morrer trabalhando e com a cabeça sendo atingida por um extintor de incêndio.

E nós, pessoas comuns, que cuidamos da nossa vida e das nossas dores dia a dia, nos perguntamos como alguém pode ser tão desprezível e irracional desta forma? Não há nada que justifique tamanha covardia. Nada.  

5 comentários :

  1. Fazer uma analogia básica!
    Existiu um homem que apresentou uma tábua com DEZ mandamentos e mesmo assim questionavam e entendiam para o seu bem .
    Existiu um Homem que falava em parábolas, da maneira mais simples e propagava o amor entre os homens, foi crucificado.
    Todas essas barbaridades que vemos diariamente eu concluo o seguinte:Sabe aquela maçã, aquela que não podia comer, eu acho que comemos novamente qdo começamos a dividir as informações ao mesmo tempo....DEZ leis, parábolas não seguraram o homem, imagina esse mundo de informação para todos?A ignorância e a falta de entendimento, soltou todas as bestas que existiam dentro de pessoas que o mundo tinha que ser limitado, fechado e pronto.
    Não leio mais as primeiras páginas, pq acaba como meu dia..eu vou viver sem me informar, sem querer saber, volto para o meu mundo limitado, enquanto eu puder mantê-lo encantado...

    ResponderExcluir
  2. Concordo muito com o que a Sun escreveu.

    Eu vi essa notícia meio por cima e achei um horror! Eu, com meus extremos, fico putíssima. Sinceramente, to muito cansada do ser humano. Pessimista, desanimada, triste. Por essas e outras, eu acho que o justo é este mundo acabar mesmo, já que o ser humano estragou tudo, não merece estar nele. E tb não faço questão nenhuma de continuar aqui sabendo que atrocidades dessas contra pessoas e animais são cometidas todos os dias em algum lugar.
    Por mais que eu adore a vida [apesar dos problemas que todos temos], não vejo solução melhor do a extinção do ser humano.

    ResponderExcluir
  3. Buenas, como sou ateu e acredito só ter uma oportunidade de aproveitar essa vida, acredito sempre que podemos, e até devemos, tentar melhorar o mundo!

    Hoje terminei um curso de DRS (Desenvolvimento Regional Sustentável) e a quantidade de ações que se faz por aí que beneficiam pessoas, meio ambiente e ainda geram lucro são quase incontáveis!

    Atualmente auxilio uma entidade Adventista que apóia 600 pessoas (drogados, idosos, crianças, moradores de rua, etc), o Instituto da Criança com Diabetes e ajudo de vez em quando o Instituto do Câncer Infantil-RS. Também contribuo financeiramente (e mensalmente) com meu colegas do Comitê da Cidadania dos Funcis BB de Porto Alegre.

    Na semana que vem irei a dois galpões de reciclagem tentar profissionalizar e buscar recursos, ajudar aqueles que lutam para melhorar de condições, mesmo cercados de lixo.

    E fazendo tudo isso tb não quero me esconder em uma concha, quanto mais conheço o lado ruim da humanidade mais valorizo o BOM!

    E garanto que vocês não pensam exatamente como o que foi escrito pois sei que vcs adoram a vida aí! :p

    ResponderExcluir
  4. Pois é, realmente lamentável essa história, sinto nojo de gente assim, nem pena, nojo e raiva mesmo!

    E concordo com a Sun, a mídia se esforça demais pra mostrar atrocidades e barbaridades, ganhando dinheiro com o sangue e lágrimas de pessoas inocentes e eu acho que as vezes isso só incentiva a mais violência.

    Não quero calar a mídia, sou até contra isso, mas o bom senso as vezes serve pra eles também.

    O saia mais justa é um blog pra pessoas com cérebro suficiente pra entender uma notícia dessas e saber da mediocridade de gente que comete tais atos. Mas os grandes jornais e TVs, e desculpem o meu limitado conhecimento, estão criando um mundo onde pra ser bonito e aparecer na TV, é mais fácil queimando um mendigo, atropelando um cachorro, batendo em um honesto trabalhador do que trabalhando honestamente e fazendo o bem!

    Perdão. Eu acabei desviando do assunto... mas não consegui me conter! Eu odeio programas e destaques que focam notícias trágicas que não vão mudar nada na minha vida. enquanto o exemplo que eu poderia mostrar pro meu filho de um honesto trabalhador que se deu bem, do pobre que se esforçou e chegou a ser alguém, o rico que ajuda os necessitados, eu tenho que "desenhar" e esperar que ele acredite!

    Um abraço para todas! Saudades de vir aqui mais vezes... meu fim-de-ano está um caos! :D

    ResponderExcluir
  5. Concordo Flá! O que está errado, eu grito pra mudar. O que está certo, eu grito pra elogiar. E nunca esqueço a adolescente em mim que ainda acha possível construir um mundo mais justo e igualitário para todos. Aliás, esse é o lance do PSS, denúncia. A barbárie só pode ser combatida com erudição. O mundo precisa de sabedoria, que para a Filosofia é a união da razão e do amor.

    ResponderExcluir

Não somos responsáveis pelas opiniões e informações contidas nos comentários. A responsabilidade é única e exclusivamente dos seus autores. O Minha Saia é Mais Justa preza pela diversão, troca de conhecimento e respeito entre seus leitores e comentaristas.