sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Cine MSMJ - El Pasado



"A separação também pode ser parte de uma história de amor"


Filme 'O Passado' [El Pasado], 2007, direção de Hector Babenco.
"O Passado" conta a história de Rimini [Gael García Bernal] e Sofia [Analía Couceyro]: Amor adolescente que lhes rendeu um casamento que durou por 12 anos, mas que teve um fim. Um dos dois segue sua própria vida. O outro não.                                                                                                                                                                       
Minha opinião: Este é o tipo de filme que costumo classificar como Lado B, ou seja, aqueles que não possuem finais óbvios ou história clichê [são os meus favoritos]. O filme? Tem uma certa tensão, cenas de sexo [não recomendo assistir perto de alguém com quem não se sinta à vontade], daqueles que prendem a sua atenção do início ao fim e, após assisti-lo, te faz refletir sobre valores, sobre sua vida ou até sobre histórias amorosas de amigos. Enfim, a questão X do 'Passado' é sobre o fim de um relacionamento. E mostra o que vem após 'o término', afinal, como diz a frase acima, a separação também pode ser parte de uma história de amor...


Quando um namoro intenso ou um casamento [não importa o rótulo] acaba, seria saudável se apenas sobrassem as lembranças da conquista, os sorrisos - a parte feliz. Mas depois que duas pessoas se separam, sempre (ou na maioria das vezes) há uma continuação daquela história, e que nem sempre é das mais amigáveis. Entra a cena 2: as brigas, quem fica com o quê, ciúme irracional, telefonemas a fim de resolver pendências [que só trazem chateações]... Quem nunca se viu em uma situação parecida?!
Um ponto legal do filme é ter mostrado individualmente como cada um reagiu e ambos diferentemente. Talvez você se identifique um pouco com "A". Ou em outras situações da sua vida, se enxergue sendo o "B". Ou apenas se compadeça de um e não do outro [por algum motivo particular]... 

Dizem que apenas conhecemos uma pessoa quando terminamos com ela. Eu acredito cada vez mais nisso. 

***

3 comentários :

  1. Kelleeeee eu vi uma reportagem sobre este filme quando ele fez parte da Mostra Internacional de Cinema de SP, desde então quero assistir, mas tinha esquecido o nome!!! Muito obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que legal! :D
      Quando assistir, me avisa? Não tenho com quem conversar sobre o filme... eu o vi em 2009, achei por acaso numa locadora e peguei [pq tinha cara de lado B mesmo, hehe]... Esse filme pede bate papo com amigos.

      Mica, te quiero pra falar sobre esse filme! hahah

      Excluir

Não somos responsáveis pelas opiniões e informações contidas nos comentários. A responsabilidade é única e exclusivamente dos seus autores. O Minha Saia é Mais Justa preza pela diversão, troca de conhecimento e respeito entre seus leitores e comentaristas.