quarta-feira, 13 de junho de 2012

Cine MSMJ: O Balão Branco



Este é o filme mais ingênuo, simples e tenso que já assisti. Conta a história de um menina que, durante as festas do ano novo persa, deseja comemorar comprando um peixinho dourado. Seu pedido é negado, pois a família tinha peixinhos dourados na fonte do pátio e o valor era alto. Mas ela não se dá por vencida e tenta, como pode, satisfazer o seu desejo. 




Com a ajuda do irmão, Razieh passa o dia na saga de conseguir seu peixinho dourado. Durante toda sua busca, a sensação de que algo muito ruím acontecerá, de que alguma maldade será feita às crianças, vai crescendo. É um dia especial, crianças comuns com um desejo simples, a tensão entre o que poderá acontecer e o desejo de que ela apenas consiga seu peixinho e volte para casa domina quem assiste. 


A direção é de Jafar Panahi que fez um filme iraniano poético, contradizendo a fama do cinema iraniano de ser tão difícil de digerir que só super intelectuais ou estudantes universitários querendo pagar de inteligentes que aguentam assistir. Eu, como amo ouvir outras sonoridades, ainda considero o idioma persa um toque a mais neste conto. 


3 comentários :

Não somos responsáveis pelas opiniões e informações contidas nos comentários. A responsabilidade é única e exclusivamente dos seus autores. O Minha Saia é Mais Justa preza pela diversão, troca de conhecimento e respeito entre seus leitores e comentaristas.