quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

STOP SOPA


Há alguns dias começaram a surgir tímidas notícias sobre o SOPA e o PIPA e hoje eles definitivamente invadiram nossos olhos. Mas o que são exatamente estes dois? São projetos de lei dos EUA para combater a pirataria. Legal né!? Não, não é legal. 
O Stop Online Piracy Act e o Protect Intellectual Property Act são projetos de lei que tramitam na Câmara dos Deputados e no Senado norte-americano, com medidas para controle e monitoramento da rede, similares aos sistemas usados na China e no Irã. Os projetos determinam medidas básicas de combate a pirataria. Após ser detectado que um site compartilha conteúdo protegido, todos os outros sites relacionados têm cinco opções de procedimento: bloquear seu DNS, bloquear acesso ao site, bloquear a publicidade, congelar os fundos e remover todos os links relacionados. 
A intenção é cercar os meios de subsistência do site, forçando o seu fechamento. Isso afeta diretamente as mídias sociais. Blogs, fóruns, comunidades, seriam bombardeados por todo e qualquer conteúdo publicado e que possa ser interpretado como pirataria. Seria o fim da Wikipedia, do Youtube e tantos outros que compartilham livremente informação e cultura.
É agora que alguém diz: "mas isso é uma lei americana né, pra gente não muda nada". Ledo engano. Primeiro porque quase todos os sites que usamos diariamente seriam afetados, como Facebook, Twitter e  Google. Segundo porque a maioria dos domínios está hospedada nos EUA, como .com, .net e .org. Num exemplo bem a nossa cara, podemos dizer que nossa sessão MSMJ FM seria considerada pirataria e nosso querido blog bloqueado. Nós não estamos lá, mas o Youtube está e o Blogger também. 
Aumentando um pouquinho a análise, devemos lembrar que além disso, muitos países tendem a copiar as leis uns dos outros e a pressão das indústrias que dependem do copyrigth para sobreviver seria forte. Logo veríamos outros países seguindo o mesmo caminho e a internet como conhecemos hoje, livre, seria controlada pelos governos e por estas indústrias. Dedução lógica, se aprovados, os projetos são um passo na direção da censura e do livre uso deste meio, capaz de desencadear revoluções, para atender os interesses de poucos. 

Para saber mais: 

Para lutar contra:

5 comentários :

  1. é eu tava sabendo já dessa parada e já tinha votado uma petição contra... começa nos EUA...logo logo o Brasil inventa de seguir...pq nosso País é mestre em copiar tudo que não presta dos outros Paises... mas copiar as coisas boas? Nem pensar...

    ResponderExcluir
  2. Eu até ia comentar isso no meu blog hoje também, a coisa tá pegando, o governo americano quer ampliar sua prepotência e não contentes em se acharem os melhores do mundo querem ser os donos da internet também...

    Completamente sem pé nem cabeça a lei, apesar de eu não ser 100% contra (apenas 99% rss). Pois existem meios de se combater a pirataria sem afetar as redes sociais e os grandes sites como youtube, google, etc... existem meios de se criar mídia "marcada" digamos assim e evitar que ela seja copiada e, se copiada, ao ser identificada tem como rastrear inclusive quem que pegou para se chegar na fonte da pirataria... o youtube já faz isso mais ou menos, prova é que eu mesmo tentei divulgar um trecho de um desenho da FOX que baixei de um site desses de séries e na mesma hora que eu publiquei o vídeo ele já estava bloqueado para acesso do público e ainda dizia que o vídeo era de propriedade da FOX.

    Enfim, a discussão é longa, o assunto muito importante de se atentar e ficar de olho para todas as medidas que pudermos tomar para evitar, por menor que pareça a ação, mas cada um fazendo sua parte conseguiremos manter a nossa internet "livre"...

    ResponderExcluir
  3. Que merda...bem agora que o meu blog está virando um sei lá o que, os caras vão passar cerol na minha Pipa e colocar uma mosca na minha Sopa?Sacanagem!!hahahaha
    Se isso for aprovado, que eu acho impossível, os americanos vão perder a grana que ganham com as infraestruturas, domínios que ainda movimenta algo lá...Tira de lá e manda para outro País.
    Enfim, eu não quero tomar essa sopa...

    ResponderExcluir
  4. A ameaça de cesura não é um previlégio do PT e sua turma, está em todos lugares do do mundo e essa riga de direitos autorais vai continuar por muito tempo. Uma coisa tá ligada na outra e na minha visão não tem uma solução fácil, vão ter que aparecer tecnologias, opcões inventos novos e cada lado vai ter que ceder um pouco, ates disso sou contrar !

    Bira

    ResponderExcluir
  5. Se por um lado eu sou a favor de leis que protejam os direitos autorais, até por interesse próprio, pois meu pai é músico e já vi muitos absurdos, por outro eu acredito que esse é um exemplo de lei feita por quem não entende o impacto dela.
    Isso tem cara de lei chinesa!
    O youtube, por exemplo, já toma diversas atitudes para proteger o direito autoral e cada vez mais as próprias gravadoras estão no site, ganhando sobre a publicidade. Além disso a maior parte do material é livre de direitos autorais, um músico que publica a sua obra lá (tipo Lana Del Rey) abre mão do direito autoral. Esse perderia o canal de divulgação com o fechamento do site... involuiríamos!!

    ResponderExcluir

Não somos responsáveis pelas opiniões e informações contidas nos comentários. A responsabilidade é única e exclusivamente dos seus autores. O Minha Saia é Mais Justa preza pela diversão, troca de conhecimento e respeito entre seus leitores e comentaristas.