Filme "Medianeras" [Buenos Aires na Era do Amor Virtual], 2011. Filme argentino, que conta as histórias de Martín e Mariana. Ambos vivem na grande metrópole Buenos Aires, cercados por milhões de habitantes, porém, se sentem sozinhos. Martín usa a internet como válvula de escape. Mariana, cuja profissão é vitrinista, sonha em ser notada como os os seus manequins. É a solidão urbana sendo vivenciada e contada por seus protagonistas.
"A internet me aproximou do mundo, mas me distanciou da vida." - Martín
"Se mesmo sabendo quem eu procuro não consigo achar, como vou achar quem eu procuro se não sei quem é?" - Mariana
'Medianeras' chega a parecer um documentário, por retratar tão fielmente a realidade que vivemos hoje. Morando em uma metrópole ou não, estamos rodeados por pessoas e ainda assim, nos sentimos sozinhos. A internet, que se tornou parte das nossas vidas nos pelos menos últimos 10 anos, mudou nossa forma de interagir com o mundo. Podemos fazer tudo pela internet, porém, como o próprio protagonista diz "A internet me aproximou do mundo, mas me distanciou da vida". Se nos sentimos sós na vida real, nem sempre na internet é diferente. Apesar de toda a facilidade de acesso a inúmeras redes sociais e incontáveis perfis virtuais, invés de nos aproximarmos das pessoas, estamos na verdade cada vez mais distantes, criando relações superficiais - quer aceitemos isto ou não. O filme em si não é uma crítica à internet, mas um retrato fidedigno deste 'fenômeno tecnológico'. Os protagonistas Martín e Mariana são praticamente vizinhos, frequentam os mesmos lugares, possuem gostos parecidos, mas não se conhecem, se esbarram pelas ruas mas não se veem. Isto te soa familiar?!
Outro ponto que vale comentar é a fotografia do filme: Com cores frias e mostrando uma Buenos Aires imperfeita (em nenhum momento se atém a mostrar os pontos turísticos), a arquitetura é usada como metáfora durante o filme, assim como o seu próprio título: 'Medianeras'.
***
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Não somos responsáveis pelas opiniões e informações contidas nos comentários. A responsabilidade é única e exclusivamente dos seus autores. O Minha Saia é Mais Justa preza pela diversão, troca de conhecimento e respeito entre seus leitores e comentaristas.