segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

2012 ainda pode ser o melhor ano da sua vida



No fim do ano passado conversamos sobre os planos de ano novo, sobre listas, objetivos, sonhos e toda a esperança que mudar de ano pode nos trazer. Agora que outro ano está acabando, fatalmente olhamos para ele e pensamos: foi ou não foi bom? 

Kelly: Tenho a impressão de que a cada ano que passa, mais e mais pessoas compartilham por aí [seja verbalmente ou por redes sociais] o quanto o ano foi ruim, péssimo, o pior dos piores, etc... Concluir que o ano foi uma bosta parece ter se tornado viral. (Claro, todos têm o direito de desabafar o quanto precisarem). Mas sinceramente, tenho uma leve preocupação sobre isso... Eu, assumidamente, reclamo muito o ano inteiro. Mas quando este termina, tento olhar o que houve de bom e não arruinar a "nota" dele. Porque convenhamos, pelo menos um único momento bom, todos devem ter vivenciado. 

Mica: Isso me lembra uma conversa que tivemos um dia aí. Eu te disse que percebi que eu olhava mais para os momentos ruíns do passado do que para os bons, disse estar cansada disso, querendo mudar e olhar mais para o que me faz bem. Incrivelmente, não sei se por ter mudado o  foco, mas este ano foi um dos melhores da minha vida e ele nem acabou ainda!

Kelly: Que lindo ler isso! Acho que me recordo desta conversa, e se eu não falei no dia, digo aqui que passo por este problema de às vezes olhar demais para o que houve de ruim. Este ano, tenho me esforçado para mudar isso. Ainda não cheguei lá - e já te parabenizo porque mudar de atitude não é fácil, exige uma puta persistência - mas não desisti. E é como diria um amigo meu "Ser feliz dá trabalho, requer determinação''.

Mica: Muita e é muito difícil mudar sim. Lógico que tem mágoas que ainda se revoltam aqui dentro e tentam acabar com minhas boas lembranças. Principalmente na TPM... Maaaas, mudar o  foco é que fez diferença. Talvez seja isso o importante. Porque facilmente enxergamos o que é ruim, mas se requer trabalho, determinação... aí pode ficar pro ano que vem... Não, não pode! 

Kelly: Difícil atingir a fase em que tudo esteja 100% correndo bem, e acho que isso nem existe. Não é pessimismo, é apenas aceitar a 'vida como ela é': às vezes ela te presenteia e às vezes você toma um tapa na cara. Por que é assim? Não sei. Mas perder o tempo tentando achar a resposta, também não ajuda. Logo, é partir para mudar o foco. 

Mica: Vou dar um exemplo: eu poderia olhar para 2012 e pensar em como foi difícil quando passei por problemas de saúde e do desespero que fiquei com tudo que os médicos diziam. Mas eu me dediquei ao tratamento e só consigo ver o quanto estou feliz por ter alcançado um objetivo que tenho há anos e nunca enfrentava. Então eu ganhei na loteria, casei, tive filhos, conquistei o Brad como amante e por isso 2012 foi o melhor ano da minha vida? Não. Foi tão ou mais difícil que muitos outros, mas foi um dos melhores por tudo que conquistei, mesmo ele sendo difícil. Eu podia só ver o que foi ruím e decidi ver tudo.

Kelly: Olhando para o meu ano, diria que foi turbulento. Tanto que cheguei ao ponto de sentir saudade do tédio, porque não aguentava mais toda hora acontecendo alguma coisa. Porém não foi o pior. Quando olho para 2012, se lembro de um dos problemas, recordo que nele houve um amigo ali comigo. E sobre amigos, se uns foram embora, outros maravilhosos surgiram. E nisso, posso dizer que a Vida é sempre generosa [pelo menos comigo]. Apesar de existirem pessoas from hell que estressam e amargam o dia a dia, há as outras... aquelas lindas que aparecem, e nos dão a mão, o braço, o sorriso, tudo. Não há como não ser grata por isso. 

Mica: Isso me fez lembrar de um lugar comum que, apesar de eu ter preguiça de lugares-comuns, muitas vezes nos dá um tapinha na cara. Aquela ideia de que as pessoas que menos têm, que mais têm problemas, são mais gratos e mais lutadores do que toda a outra maioria. Vi esses dias uma reportagem de uma garota na Tailândia que nasceu com um tipo de tumor gigante no rosto, é congênito e mesmo operando ele volta a crescer. Ela tinha o rosto completamente deformado. O rosto... Aí estava agendada uma operação pra ela e teve que ser cancelada porque ocorreu a maior cheia dos últimos sei lá quantos anos. Quando foi entrevistada a resposta foi “Eu vou pedir para que estas pessoas que estão desabrigadas e doentes fiquem bem. Não é certo dar todo o sangue pra mim se ele pode ser usado para salvar muito mais pessoas que estão doentes por causa da enchente”. Ela não tinha o rosto e pensou no outro.



Kelly: Lindo relato! E falando ainda de 2012, ele acabou? Não. Ainda faltam praticamente 20 dias. E daí, vejo as pessoas jogando toda uma oportunidade de ser feliz JÁ, para 2013. Pode isso, Mica? hahah 

Mica: hahahaa Não, não e não. 20 dias dá tempo de muita coisa, até de parar de regular a merreca! 

Kelly: Se você tem um livro pendente pra ler, você pode começá-lo agora. Pode ser que você não termine no dia 31 - mas e daí? Se você ficou adiando conversar com alguém [seja um amigo ou um pretendente] por meses, o que te impede de fazer isso já? Por que deixar como 'meta para 2013', sendo que taí uma oportunidade de fechar o ano com sucesso? Hein, hein? 

Mica: Dá tempo de procurar emprego novo, nem que sejam os temporários de fim de ano; de adotar um bichinho de estimação; de ir ao médico e ver se está tudo ok antes de se estragar mais nas festas; de tomar um porre com o povo do trampo pra fechar; de comprar uma bicicleta e até de casar!

E aí, o que dá tempo de fazer em 20 dias?



2 comentários :

  1. Acabei de fazer um documentário sobre a minha vida e lamentações sobre meus natais aqui e apaguei tudo... depre demais pra estragar a proposta do post de vocês... kkkk

    Mas por incrível que pareça, essa é a única época do ano que eu não me sinto tão animado e contente assim... Não gosto dessas comemorações e esse falso espírito natalino que "toma conta" das pessoas por ai...

    Mas não tenho do que reclamar não, amo minha esposa, tenho um filho lindo e cheio de saúde, e se ainda temos 20 dias pra gastar ai, então que sejam bem usados para sorrir, passar uma tarde gostosa com a família, ler um livro novo pro filho, falar mal do chefe na confraternização "extra-oficial" com a turma do escritório (mas sem amigo secreto, que isso é terrível), sair andando de carro por ai até achar um lugar diferente que nunca fomos (sabe, aquela entradinha na estrada que sempre passou desapercebida até você resolver entrar e descobrir um lugar muito bom pra passar a tarde...), ligar pra um amigo que não vê a muito tempo e dizer que sente saudades e que apareça pra um bate papo seu filho da puta (kkk)...

    Isso sim seria um fim-de-ano que valeria a pena curtir... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei das sugestões, David! Pegou o espírito da coisa. ;)

      * Eu não sou fã do natal.. sei lá, acho meio deprê. E em empresas então, piorou... heheh, amigo-secreto de 'firma', eu nem participo mais. Realmente te entendo!
      Mas, por outro aldo, adoro o ano-novo! Adoro comemorar a virada com muita festa e tudo que tiver. Acho que é justamente pq nesse dia, quase todos os amigos estão de folga e podem se encontrar pra se divertir e fazer barulho até as 6h da manhã. Amo isso. =P

      Excluir

Não somos responsáveis pelas opiniões e informações contidas nos comentários. A responsabilidade é única e exclusivamente dos seus autores. O Minha Saia é Mais Justa preza pela diversão, troca de conhecimento e respeito entre seus leitores e comentaristas.